domingo, 8 de maio de 2016

Terra , Sol e Lua  

     - o trio maravilha que influencia o movimento do           mar 

           Nas praias e junto à costa a água do mar não está sempre no mesmo local, ora está mais acima ora está mais abaixo, são as marés.

Mas saberás tu porque há marés ? 

         As marés dependem da posição do Sol, da Lua e da Terra que se atraem constantemente , mas com força diferente consoante a sua posição relativa.





Para saberes mais sobre as marés este este excerto do artigo do Instituto Hidrográfico :


                  "A maré tem como causa a atracção gravitacional do Sol e da Lua. A influência da Lua é bastante superior, pois embora a sua massa seja muito menor que a do Sol, esse facto é compensado pela menor distância à Terra.     



Distância do Sol à TerraDistância da Lua à Terra  
149 758 000 km384 853 km
De um modo geral, podemos dizer que a maré sobe quando das passagens meridianas superior e inferior da Lua. Isto é, temos preia-mar (maré cheia) quando a Lua passa por cima de nós e quando a Lua passa por baixo de nós, ou seja, por cima dos nossos antípodas.
As preia-mares sucedem-se assim, regularmente, com um intervalo médio de meio-dia lunar (aprox. 12h 25m) o que corresponde matematicamente à constituinte lunar semi-diurna (M2); tal facto é expresso pelo povo que refere que “a maré, no dia seguinte, é uma hora mais tarde” (na realidade aprox. 50m mais tarde). Por sua vez, o intervalo de tempo entre uma preia-mar e a baixa-mar seguinte é, em média, 6 h 13 m. No entanto, o mar não reage instantaneamente à passagem da Lua, havendo, para cada local, um atraso maior ou menor das preia-mares e baixa-mares.
O intervalo de tempo entre a passagem meridiana da Lua e a preia-mar seguinte é o chamado "lunitidal interval" (em rigor, "high water lunitidal interval"). Actualmente, já estão a ser comercializados relógios em que esse valor é pedido, para que eles possam fornecer uma previsão grosseira da maré. Embora esse valor seja variável ao longo do tempo, em termos médios esse atraso é cerca de 2 horas em Portugal Continental e inferior a 30 minutos na Madeira e nos Açores." in Marés - Instituto Hidrográfico.

Se queres ver as animações do Instituto Hidrográfico sobre as marés clica AQUI

Para veres um video sobre as marés 

agora já sabes porque razão quando vais à praia o mar nem sempre está igual.

Se quiseres saber como está a maré na tua praia preferida clica AQUI



Sem comentários:

Enviar um comentário