Agricultura :
- tradicional e moderna
No início do séc. XX praticava - se em Portugal uma agricultura em pequena escala, em pequenas quintas - era uma agricultura tradicional.
Tradicionalmente o solo era remexido,lavrado com a ajuda de enxadas ou com a charrua atrelada a animais .
A rega era feita utilizando a água dos ribeiros e levada até ás plantas por regos feitos com enxadas. Só se usava a água necessária.
Também eram usados os poços e moinhos para regar as hortas.
Os alimentos ( frutas legumes e cereais ) eram recolhidos manualmente com a ajuda de instrumentos de corte - foices e transportados em carroças atreladas a animais.
Para fertilizar o solo eram usados os excrementos dos animais- estrume e os restos dos vegetais resultantes das limpezas dos campos e hortas.
Praticava - se a policultura , ou seja num mesmo local havia diferentes espécies vegetais cultivadas.
Os instrumentos agrícolas eram quase todos de utilização manual.
Este tipo de agricultura era pouco produtiva, mas respeitava o solo.
Com o crescimento da população, aumentou a necessidade de alimentos e a agricultura sofreu grande modificações. Assistiu - se a um grande aumento do uso da maquinaria na agricultura e à utilização de novos produtos e de novas técnicas agrícolas - é uma agricultura moderna e mecanizada.
Atualmente usam - se grandes tratores para lavrar a terra. Os tratores lavram mais rapidamente , mas nem sempre os agricultores os sabem usar pois se lavrarem muito fundo estragam o solo.
Na agricultura moderna são usados complexos esquemas de rega, mecânicos e por vezes informatizados e automatizados , que se não forem usados com sabedoria contribuem para o desperdício de água pois podem regar sme que seja necessário.
Para a colheita e transporte dos alimentos são usadas sofisticadas máquinas com potentes motores que usam muito combustível e poluem.
Para fertilizar o solo são usados adubos químicos que nem sempre estão de acordo com o tipo de solo e de cultura. Estes adubos podem se colocados diretamente na terra, adicionados à água ou espalhados com a ajuda de máquinas.
Nalguns locais pratica - se a monocultura - cultura em grande extensão de um só vegetal . Este tipo de agricultura empobrece o solo.
Para controlar as plantas daninhas e invasoras , insetos e outros animais indesejados e que estragam as culturas são usados produtos químicos - herbicidas e pesticidas que poluem o ar , a água e o solo , matam outros animais e plantas necessários e prejudicam gravemente a saúde humana.
Esta grande evolução permitiu obter alimentos em quantidade,mas trouxe uma grande exploração dos solos. Essa exploração nem sempre foi feita de forma correta e adequada e grande parte dos solos já se encontra estragado , já não produz.
Felizmente que a ciência está a descobrir novas técnicas de produção de alimentos, baseadas muitas vezes nas técnicas tradicionais de cultivo. Foi assim que nasceu o conceito de agricultura biológica.
Sem comentários:
Enviar um comentário