domingo, 21 de fevereiro de 2016

 

A cegonha-preta


Ciconia nigra 1 (Marek Szczepanek).jpgCom o nome científico ciconia-nigra, a cegonha-preta pertence à família ciconiidae.

A base da sua alimentação é constituída por crustáceos, anfíbios e pequenos peixes. A sua alimentação é constituída em maior percentagem por peixe e outros seres aquáticos; por tal é muito semelhante à da cegonha-branca. O seu regime alimentar faz com que estas aves sejam extremamente úteis para a agricultura, pois comem inúmeros insetos e servem como controladores de possíveis pragas.
Tal como todos os animais, a cegonha-preta tem que se reproduzir. Para tal, quando chega da sua migração em março, inicia imediatamente a época de reprodução. Prefere fazer o ninho nas escarpas mais altas e afastadas da civilização humana ou nos ramos dos maiores pinheiros. A cegonha-preta põe os ovos no ninho e a incubação dura vinte dias ou pouco mais.
Habita em lagos, rios ou regiões alagadas rodeadas por densas florestas. A cegonha preta distribui-se, em Portugal, apenas pelas regiões mais interiores, inóspitas e isoladas. Esta espécie habita no Parque Natural Da Serra De São Mamede. Os troços internacionais dos rios Douro, Tejo e Guadiana oferecem para esta espécie condições privilegiadas.
A extinção desta espécie não é preocupante pois só uma vez por ano são caçadas.

Trabalho realizado por: Bruno Borges
Ano/Turma: 5.º F

7 comentários:

  1. Olá Bruno. Belo trabalho sobre a cegonha negra, ave espetacular mas difícil de observar por ser esquiva.

    ResponderEliminar
  2. Que interessante que é esta cegonha , com as patas da cor do bico !

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. belo trabalho, gostava de ver uma cegonha preta ao vivo. parabens

    ResponderEliminar